Notícias
Materiais recicláveis com maior rentabilidade no Brasil
A conscientização ambiental, nas últimas décadas, fez com que o trabalho dos sucateiros, aparistas e cooperativas de reciclagem se tornassem essenciais para a sociedade.
Afinal, quanto mais estabelecimentos desse tipo forem criados, mais fácil será o acesso da população aos sistemas de reciclagem. Consequentemente, menor será o volume de lixo descartado indevidamente, além de gerar impactos positivos para a economia do país.
Inúmeras empresas já apostam na reciclagem e na reutilização dos materiais como forma de eliminar o desperdício, reduzir custos, diminuir os danos causados ao meio ambiente e, especialmente, aumentar a rentabilidade dos negócios. Com isso, ganham as empresas e os fornecedores de materiais.
Mas você sabe quais são os materiais recicláveis mais procurados pelas empresas no Brasil? Leia este conteúdo até o final e descubra como você pode ganhar mais dinheiro comercializando diversos tipos de resíduos!
Papel
O papel é outro material comumente reaproveitado, desde que não esteja contaminado por outras substâncias. Para ser reciclado, ele deve estar seco e limpo
Em 2019, 66,9% de todo o papel produzido no Brasil foi destinado à reciclagem, ou seja, ainda há um amplo mercado a ser explorado no que tange à reciclagem de papel no país.
Como é comercializado por peso, são necessárias grandes quantidades para que seja lucrativo de fato. Por isso, há muitas cooperativas especializadas em reciclagem de papel, de maneira que se tornem referência no recebimento desse tipo de material.
Sucata
A sucata é o principal resíduo sólido adquirido por grandes indústrias, portanto, é um item fundamental neste setor.
Segundo o Instituto Nacional das Empresas de Sucata Ferro e Aço (Inesfa), o mercado de sucata ferrosa, no Brasil, movimentou mais de 9 milhões de toneladas no último ano.
Veja, a seguir, quais os tipos de sucata mais requisitados no mercado:
Sucata de ferro
A sucata de ferro é utilizada para construir máquinas, equipamentos, ferramentas e estruturas. Ela se torna, após a transformação do material, em uma matéria-prima mais barata para a produção. Por isso, há alta demanda de aquisição.
No Brasil, o reaproveitamento de ferro ainda pode ser melhor explorado.
Sucata de cobre
O cobre é um grande condutor de eletricidade, o que valoriza esse tipo de sucata no mercado. Em sua maioria, é um material encontrado em fios de computador, telefone e eletrodomésticos em geral, assim como em carros e motos.
Como é muito utilizado na indústria, sendo o terceiro metal mais requisitado no mundo, sua reciclagem se torna lucrativa para todos os envolvidos.
Sucata de alumínio
Encontrado em latinhas de cerveja, refrigerante e suco, o alumínio é o material mais reciclado no Brasil. O país, inclusive, é um dos líderes no mundo em reaproveitamento desse insumo. Estima-se que, em 2020, 97% das latas vendidas tenham sido recicladas.
A sucata é fácil de ser encontrada e geralmente repassada em grande escala.
As latas de alumínio de bebidas devem ser entregues vazias para que a reciclagem aconteça.
Sucata de aço
Considerado um material valioso e requerido por siderurgias, a sucata de aço é o material mais reciclado do planeta. Em sua maioria, o resultado do uso do insumo em latas, automóveis, eletrodomésticos, entre outros.
Em relação as embalagens, por serem amplamente usadas para armazenamento de alimentos e outros produtos, estão sempre na casa dos brasileiros.
Latas de molho de tomate, milho verde, ervilha, atum, sardinha, leite em pó e outros tantos enlatados devem sempre ser separadas para a reciclagem e colocados para reciclagem via coleta seletiva.
Atualmente, outra fonte relevante de sucata de aço são as latas de tinta, argamassas e outros produtos usados em construções.
Para o descarte das latas de alimentos, elas deverão estar minimamente limpas e secas para evitar vetores. No caso das latas de tinta, estas deverão ser entregues com filme de tinta seco, não havendo a necessidade de lava-las.
É possível encontrar pontos especializados para o recebimento de latas de aço de forma geral, como os PEVs da PROLATA, assim como as cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis e entrepostos parceiros.
Quer saber como eles funcionam? Acesse nosso site e saiba tudo!
Leia também
“Nova Limpa” faz campanha casa-a-casa pela separação do lixo nas residências
Via: Nova News Em visita aos moradores dos bairros Capilé, Vila Operária, Portal do Parque e Universitário, integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis “Nova Limpa” e do Projeto Prolata, promoveram campanha de porta-a-porta, levando informações sobre a importância do trabalho destas entidades, chamando à responsabilidade e colaboração de todos para com a separação […]
Parceria entre Prolata e SindusCon-SP coleta quase 300 toneladas de embalagens de aço em dois anos
Iniciativa já conta com 18 construtoras e está presente em 145 canteiros de obras na Grande São Paulo