04/11/2021

Quais os materiais de nosso dia a dia são feitos de Aço

A consciência ambiental está mais em alta do que nunca e nós, como cidadãos, temos um importante papel na reciclagem de resíduos.

Diversos materiais que encontramos no nosso dia a dia podem ser reciclados. Mas, em especial, destacamos o aço e seu valor de reaproveitamento.

Isso acontece porque o aço é um material que não perde suas propriedades por mais vezes que seja reciclado. A latinha que você abriu, provavelmente, já fez parte de um monte de outras latinhas e outros materiais de aço em suas vidas passadas.

De fato, o aço é o material mais reciclado do mundo! Só em 2019, no Brasil, 8 milhões de toneladas de sucata de aço passaram pelo processo de reciclagem e voltaram para a vida dos consumidores de alguma forma.

Agora, você sabe o que está presente na sua vida e tem aço em sua composição? Um monte, realmente um monte de coisas. Confira alguns!

Dentro de sua casa

Agora, em sua residência, dê uma olhada em volta. Temos certeza de que você vai ver algumas coisas que são feitas de aço.

Mesas, cadeiras, grades, a geladeira da cozinha, até mesmo portas e janelas podem conter alguma parte com esse material. Porém, estes são itens que não necessariamente você vai poder destinar à reciclagem, a não ser que esteja fazendo uma reforma ou foram quebrados e não tem mais conserto.

Mas a galinha dos ovos de ouro (ou de aço) em nossas residências, e que podem colaborar para a manutenção do meio ambiente, caso sejam corretamente destinados, está realmente nas embalagens.

Aliás, uma boa notícia: no Brasil, quase 50% das latas de aço que consumimos voltam para a cadeia de valor do aço por meio de reciclagem. Mas esse número poderia melhorar, e muito: em alguns países da Europa, o índice sobe para 97%!

Latas de sardinha, de leite em pó, milho, ervilha,, manteiga, tinta, e muitos outros produtos comprados nos supermercados são de aço e podem ser recicladas.

Ah, e se você ficar na dúvida se uma embalagem é de aço ou não, é só tentar aproximar um ímã no recipiente. Se colar, pode mandar reciclar!

Outros itens de nossas casas e até mesmo do trabalho também contêm aço:  eletrodomésticos, talheres e até mesmo tábua de passar roupa metálica também podem ser mandados para a reciclagem se você não precisar mais disso.

E fora de casa?

Desde o momento em que você coloca os pés fora de casa, vai estar em contato com materiais com aço.

No elevador, toda a maquinaria tem esse metal na composição. Ao entrar no carro, no ônibus ou metrô, idem.

Vai de bicicleta para o trabalho? Mesmo as de alumínio têm peças de aço. O setor de transportes praticamente todo usa aço em grande escala em seus produtos e fabricados.

No meio do caminho entre o dentro e fora, o aço também está oculto nas estruturas das construções. De fato, é o aço que permite que prédios sejam mais altos, que projetos arquitetônicos sejam mais leves e usem menos cimento.

O aço garante a segurança e durabilidade que precisamos ter em nossas residências, locais de trabalho, e até mesmo em pavimentos por onde passam cargas muito pesadas, sob forma de uma malha que dá mais resistência ao concreto.

Para onde você olhe, há aço. Mas, o que fazer com o aço que pode ser reciclado? Confira a seguir!

Prolata: um programa de logística reversa

Você pode colaborar para a reciclagem do aço todos os dias, destinando os resíduos certos para centros de coleta seletiva e colaborar com a manutenção do meio ambiente.

O Prolata atua exatamente intermediando pontos de recebimento, cooperativas de catadores e entrepostos com a indústria da reciclagem.

Estando presente nas 5 regiões do Brasil, vale muito a pena entrar na página do programa e dar uma olhada nos conteúdos oferecidos.

Entre os textos e orientações, você vai aprender como destinar corretamente as embalagens e outros tipos de materiais que podem ser reciclados para que seu aproveitamento seja maximizado!

Além disso, a seção Universo Reciclagem traz dicas importantíssimas que você vai gostar de saber, como a destinação adequada, a circularidade do aço e qual é a relação entre você e o meio ambiente!

Tem uma empresa e quer se tornar um ponto de entrega voluntária? É um cidadão e quer aprender mais sobre a reciclagem e onde levar seus resíduos? Não deixe de acessar nossa página e conhecer todo o nosso programa!