23/11/2021

Por que a compra e venda de sucata é um ótimo negócio?

Você sabia que a coleta de materiais recicláveis aumentou durante a pandemia da Covid-19?  Somente na cidade de São Paulo, a demanda diária cresceu 19%.

Isso aconteceu devido às mudanças no comportamento de consumo provocadas nesse período: a necessidade de isolamento social e as entregas de produtos em casa aumentaram o consumo de embalagens plásticas, caixas e latas, por exemplo.

E, apesar da retração econômica, a pandemia fez crescer a demanda por imóveis, máquinas e equipamentos agrícolas e produtos eletroeletrônicos, setores que utilizam aço em grande escala. 

Com isso, o aço tornou-se uma matéria-prima ainda mais procurada e valorizada no mercado, de modo que é possível lucrar muito com ele. Neste contexto, vamos reforçar a importância da reciclagem no momento atual e porque é necessário investir em iniciativas para ampliar o reaproveitamento dessa matéria-prima.

Leia o artigo completo e entenda por que a comercialização da sucata é um ótimo negócio!

O aumento do preço do aço no Brasil

O sobe e desce das importações e a alta do dólar elevou o preço dos insumos para a composição do aço. Na comparação de fevereiro de 2020 com fevereiro de 2021, o insumo da sucata subiu 150%.

Outras matérias-primas também tiveram alta: o minério, 130%; o gusa (ferro que é retirado do alto-forno), de 93%; o níquel, de 81,7%; o zinco, 61,4%; o carvão mineral; 40,5%, 5,5% no vergalhão e 82,9% na bobina de aços planos.

Isso significa que a indústria, apesar de aquecida, ainda encontra dificuldades para a produção de aço no Brasil, segundo informações do Instituto Aço Brasil. É aí que entra a importância da reciclagem.

Por que a reciclagem do aço é um bom investimento?

O aço é um dos poucos materiais 100% recicláveis no planeta, o que significa que é possível reaproveitar toda a sua matéria-prima sem perder a qualidade.

Só por essa razão, já é possível obter vantagens na coleta do aço em relação a outros materiais. Um outro fator positivo é que a coleta depende dos catadores, que, graças a esse trabalho, conseguem obter uma fonte de renda.

Portanto, ao investir na coleta e venda de aço reciclado (sucata), você estará não só fazendo um bem enorme ao meio ambiente, mas, também, gerando oportunidades e movimentando a economia do país.

Como ocorre a reciclagem do aço?

Todo o processo de reciclagem engloba várias etapas. Após a coleta feita pelos catadores, o material é separado por separadores magnéticos ou manualmente. Na sequência, é realizada uma limpeza para eliminar resíduos.

Só então ele vira sucata e pode ser prensado e encaminhado às siderúrgicas, onde passa por uma usina de fundição para ser derretido a uma temperatura de mais ou menos 1500 º C.

O material derretido passa pelo processo de laminação, sendo transformado em chapas ou bobinas, podendo, então, ser utilizado para a produção de novos itens de consumo.

Resultados gerados pela sustentabilidade do aço no Brasil

Estima-se que o processo de reciclagem seja responsável por cerca de 30% de todo o aço produzido no Brasil.

Dados do Relatório de Sustentabilidade do Instituto Aço Brasil mostram que, em 2019, 8 milhões de toneladas de aço foram recicladas no país.

Dessa forma, é possível transformar produtos usados em novos, gerando menos impactos ambientais e mais economia para as indústrias.

Diante desses dados, fica evidente que pensar de maneira sustentável, ampliando o ciclo de vida dos produtos, contribui para preservar nossos recursos naturais, fortalece a economia e gera bem-estar para a sociedade em geral.

Tanto que muitas empresas estão se especializando em compra e venda de aço reciclável. Venha fazer parte dessa rede você também! Clique aqui e informe-se sobre como ser um parceiro da Prolata.