Notícias

Latas de aço são opção sustentável para inovar embalagens e aumentar durabilidade de produtos
A sabedoria popular diz que não é para se julgar um livro pela capa, mas produtos em belas embalagens sempre chamam mais a atenção de possíveis compradores em comparação com o que é envasado de maneira mais simples. Por conta disso, marcas estão sempre em busca de soluções inovadoras para terem embalagens que sejam bonitas, de preferência práticas de carregar e, se possível, com baixo custo.
Com o crescimento da preocupação com o meio ambiente e o advento da economia verde, a reciclabilidade foi outro fator que entrou no radar das empresas no momento de construir o design e escolher o material que vão usar para fazerem suas embalagens, em conjunto com a possibilidade de reuso. Um material que consegue atender a todos esses requisitos é o aço, que é forte, resistente, 100% e infinitamente reciclável, que permite uma série de inovações no envasamento dos mais diferentes tipos de produtos, desde alimentos até tintas e revestimentos.
“No Brasil, quando falamos de alimentos, as latas são muito ligadas a alguns produtos específicos, como legumes em conserva, leite em pó e azeites. Mas no exterior a indústria já percebeu o potencial e a versatilidade dessas embalagens. Países europeus, como Holanda, França, Alemanha, americanos, como o Canadá, e da África, como Camarões e Costa do Marfim, já usam latas de aço há mais de 20 anos para embalar diversos produtos, que vão desde feijões e vagens, até queijos”, explica Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Latas de Aço (Abeaço).
Do ponto de vista da sustentabilidade, as latas não só auxiliam na redução do volume de lixo plástico que acaba sendo descartado indevidamente e indo parar em lixões e nos mares, mas ajuda a aumentar o tempo de vida útil de um alimento por impedir seu contato do alimento com o ambiente externo.
“O mercado brasileiro já envasa alguns produtos lácteos em latas de aço, como o queijo reino, muito consumido na região nordeste do país, e manteigas de alta qualidade. Porém, queijos de menor custo também podem ser embalados em latas de aço. Os alimentos com menor nível do que chamamos de ‘água livre’, como brancos, minas e ricota, podem ter sua vida útil amplificada. Quando se trata de queijos curados, a lata deixa de ser uma possibilidade e passa a ser o envasamento ideal”, destaca Thais.
O aço também possibilita uma maior gama de utilizações, como a inserção de sprays e aerossóis, úteis para uso alimentício e cosmético. A versatilidade permite variar os formatos, que vão desde pequenas latas, como as que vemos nos pescados, até latas maiores, que podem chegar a 18 litros. O material ainda admite uma litografia diferenciada, com cores mais vivas e que chamam a atenção dos consumidores nas gôndolas dos supermercados. “As embalagens de aço trazem alguns benefícios adicionais, como o fato de serem menos poluentes e mais facilmente recicláveis, além, é claro, de serem diferentes do convencional, o que, em um primeiro momento, dá mais personalidade a um determinado produto, chamando a atenção dos consumidores no meio de uma infinidade de outras opções”, finaliza Thais Fagury.
Leia também

“Nova Limpa” faz campanha casa-a-casa pela separação do lixo nas residências
Via: Nova News Em visita aos moradores dos bairros Capilé, Vila Operária, Portal do Parque e Universitário, integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis “Nova Limpa” e do Projeto Prolata, promoveram campanha de porta-a-porta, levando informações sobre a importância do trabalho destas entidades, chamando à responsabilidade e colaboração de todos para com a separação […]

Parceria entre Prolata e SindusCon-SP coleta quase 300 toneladas de embalagens de aço em dois anos
Iniciativa já conta com 18 construtoras e está presente em 145 canteiros de obras na Grande São Paulo