Notícias

Prolata abre inscrições para oficinas pedagógicas sobre educação ambiental para educadores de escolas públicas
portalsustentabilidade.com / Portal Sustentabilidade
Editado por Portal Sustentabilidade
Exclusivo para escolas, professores e educadores, o Programa Prolata Escolas já esteve presente em mais de 500 instituições desde 2020.
As redes de ensino presentes em todo o território nacional já podem aderir ao Programa Prolata Escolas. Desde 2020, a associação oferece capacitações para educadores com objetivo de conceituar, construir e ampliar o conhecimento sobre temas que vão desde Mudanças Climáticas a Economia Circular.
O curso é online, com aulas gravadas e a Prolata fornecerá o certificado com aproveitamento total do curso ou até 70% da trilha concluída, sem custo.
A capacitação visa conscientizar a respeito dos problemas ambientais e auxiliar na preservação do meio ambiente.
Educação ambiental

O conceito para educação ambiental foi pontuado pela primeira vez em 1975, na Carta de Belgrado, considerada um importante passo para as causas socioambientais.
Ainda, considera-se esta área de ensino como essencial para garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Por conta disso, a Prolata Reciclagem incentiva o diálogo, o conhecimento e a aplicação dos conceitos a respeito nas escolas do Brasil, especialmente para educação infantil e ensino fundamental, durante todo o ano.
“Sabemos que é por meio da educação que poderemos fazer a diferença e transformar o ambiente no qual estamos inseridos. É a partir do conhecimento passado nas escolas e para os jovens que a necessidade de reciclagem, de boas práticas e de logística reversa para resíduos se tornarão enfatizadas e parte do dia a dia de todos”, acrescenta Thais Fagury, presidente-executiva do Prolata Reciclagem.
Quem pode participar?

As oficinas de formação disponibilizadas pelo Programa possuem de 30 a 40 horas de duração e apresentam conteúdos sobre mudanças climáticas, economia circular e educação para consumo consciente. As capacitações são certificadas e valem para progressão de carreira.
Podem se inscrever apenas escolas públicas, e educadores que executam aulas em turmas de nível fundamental, médio e EJA.
O curso traz uma estrutura didática e de forma que os professores possam replicar os ensinamentos em sala de aulas para os alunos, além de atividades práticas sugeridas no ambiente virtual do curso, e ações presenciais para atividades práticas acerca do tema com a equipe da escola.
“Ações executadas na escola com atividades referentes ao tema do curso, estamos participando de uma Gincana Sustentável em uma escola da baixada santista, onde temos a ideia de expandir para outras escolas, além de palestras onde nós do Prolata podemos envolver todos os funcionários, pais e alunos para explicar com funciona a logística reversa de embalagens de aço, coleta seletiva, mudanças climáticas, economia circular e “Consumo Consciente” que será a temática executada no curso deste ano.”
Para mais informações sobre o Programa Prolata Escolas entre em contato através do e-mail: tullio@prolata.com.br.
Leia também

“Nova Limpa” faz campanha casa-a-casa pela separação do lixo nas residências
Via: Nova News Em visita aos moradores dos bairros Capilé, Vila Operária, Portal do Parque e Universitário, integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis “Nova Limpa” e do Projeto Prolata, promoveram campanha de porta-a-porta, levando informações sobre a importância do trabalho destas entidades, chamando à responsabilidade e colaboração de todos para com a separação […]

Parceria entre Prolata e SindusCon-SP coleta quase 300 toneladas de embalagens de aço em dois anos
Iniciativa já conta com 18 construtoras e está presente em 145 canteiros de obras na Grande São Paulo