31/08/2021

Como fazer a separação adequada para a reciclagem

Reciclar significa seguir uma série de passos que devem ser cumpridos para que um material descartado possa ser reaproveitado na cadeia produtiva.

Ou seja, a prática visa reintroduzir vários tipos de materiais para que a produção de resíduos da sociedade moderna tenha seu volume reduzido.

Se você quiser fazer parte de práticas que visam preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida das pessoas não só local, como globalmente, pode encontrar seu lugar nessa cadeia de valor com algumas atitudes simples. 

Aliás, você deve ouvir falar o tempo todo de reciclagem, ver alguns pontos de recebimento espalhados pela cidade, assistir programas onde alguma ação de reciclagem é citada, entre muitos outros contatos com essa prática.

Mas, o que você realmente tem feito no sentido de colaborar na reciclagem de materiais pós consumo?

Muita gente não faz mais porque não tem todas as informações necessárias para uma correta separação ou preparo das embalagens que vai descartar.

Isso é importante porque o tipo de material e as condições em que se descartam fazem a diferença na hora do reaproveitamento.

Por isso, criamos este artigo, para te ajudar a entender o que precisa ser feito e garantir que o seu lixo  possa ser efetivamente reaproveitado.

Bora reciclar?

Que tipos de materiais podem ser reciclados?

Quase tudo pode ser reciclado! Entre as embalagens que manuseamos diariamente, grande parte delas tem todas as condições de voltar a fazer parte da cadeia produtiva e economizar recursos naturais.

E para você ficar craque na seleção, confira a lista abaixo, separada por tipo de material:

Metal

O metal é um dos materiais mais aptos para a reciclagem, pois ele nunca perde suas propriedades originais, podendo retornar infinitas vezes para sua cadeia de origem.

Aço: Você pode reciclar latas de aço (de todo tipo de produto: goiabada, leite condensado, de óleo, tinta, aerossol, etc). Ferragens em geral também servem e até a geladeira antiga entra no processo. O aço é o material mais reciclado do mundo.

Alumínio: Quem nunca ouviu falar que a latinha de refrigerante é reciclável? Além dela também são recicláveis esquadrias e até aquela panela que não serve mais pode ser reciclada.

Ficam fora da lista as esponjas de aço.

Papel

O papel também é um dos materiais mais recicláveis.

Entre os tipos mais comuns de papéis que podem ser reciclados, encontramos os que são usados para escrever e desenhar, publicações como jornais, revistas e folhetos, papéis de embalagens também entram na lista e não podemos deixar de fora o papelão e as cartolinas.

Por outro lado, há alguns tipos que não têm como voltar para o reaproveitamento. São eles: celofane, papéis usados na higienização pessoal como guardanapos, papel higiênico, e outros com algum tipo de resíduo ou gordura e papéis que tenham parafina. Ah, extratos bancários também não podem ser reciclados.

Plásticos

As embalagens plásticas mais recicladas são as de bebidas, as famosas garrafas PET. No mesmo sentido, as de xampu, condicionador, bem como suas tampas, também podem ser encaminhadas para revalorização.

Embalagens com plástico metalizado flexível (tipo as de biscoitos, salgadinhos e molho de tomate), não são recicladas. A lista também deixa de fora o acrílico e o celofane.

Vidros

Quase todos os vidros que entram em sua cozinha podem ser reciclados. Isso inclui os frascos, as garrafas e potes em geral.

Já a lista dos não recicláveis inclui vidros temperados (como os das janelas) e os de automóveis, que têm uma película no meio, mesmo que a gente não veja.

Como higienizar as embalagens?

Na maioria dos casos, com uma lavagem rápida para remover os restos dos produtos já é suficiente. Isso é importante porque, na triagem de materiais que são reciclados, a limpeza pode dificultar o reaproveitamento.

Mas lembre-se que latas de tintas não precisam ser lavadas.

Quanto mais compactado estiver tudo, melhor ainda! Amasse as latinhas, junte os papéis em sacolas à parte e não esqueça de remover as tampinhas e rótulos quando estivermos falando de recipientes de vidro ou plástico.

Quais as melhores formas de descartar material reciclável?

Após fazer a sua parte, higienizar e separar os materiais para reciclagem, falta só criar a ponte com quem vai cuidar do resto do processo!

Alguns condomínios já contam com separação de lixo reciclável, então você só precisa depositar os materiais nos lugares indicados dentro do seu próprio prédio.

Outra forma é buscar pontos de recebimento de embalagens pós consumo. No caso das latas de aço, os pontos podem ser encontrados no site www.prolata.com.br

Todos temos um papel a cumprir para ajudar o meio ambiente! Não dá muito trabalho e a satisfação de fazer o que está ao seu alcance é garantida. Não descarte tudo junto, bora reciclar?