15/03/2022

Fact Sheet Prolata

O ano era 2012, e uma iniciativa da ABEAÇO, com coordenação e patrocínio em conjunto com a ABRAFATI para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), deu origem ao programa PROLATA.

Hoje, uma década após seu lançamento, a PROLATA registra números realmente impressionantes e que comprovam o sucesso da busca por viabilizar canais para o retorno de embalagens de aço descartadas após o consumo.

Dar um destino final que fosse ambientalmente adequado para materiais que pudessem ser retornados à cadeia de produção não é uma tarefa simples.

Mas era preciso gerar dados e estatísticas de confiança para mostrar à sociedade que, sim, é possível incluir ações sustentáveis no dia a dia da população.

Igualmente era imprescindível criar canais que conversassem diretamente com o público consumidor.

Como? Dando fomento aos centros de reciclagem e criando parcerias com cooperativas de catadores, além de desenvolver parcerias com o varejo para a instalação de pontos de recebimento.

Mas estes 10 anos deram frutos! Acompanhe agora nossos resultados registrados até 2021 e veja por você mesmo como um futuro (e um presente) melhor é possível!

Números da iniciativa Prolata

No 4º trimestre de 2021, atingimos a marca de 15.794,80 toneladas de material recolhido. Isso representa um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Se ampliarmos o intervalo para 12 meses, temos o prazer de informar que foram recolhidas mais de 55 mil toneladas em 2021, ou seja, um aumento de 141%, ao compararmos com os números de 2020.

Entre as regiões que mais reciclaram, temos:

  • Sul:28.472,15 toneladas
  • Sudeste: 15.940,98 toneladas
  • Norte: 8.372,49 toneladas

E como você já deve saber, a Prolata atua em diversas frentes. Estamos presentes tanto na busca por parceiros para pontos de recebimento como na atuação junto às companhias que têm interesse em incluir a logística reversa em suas operações.

Neste sentido, já são:

  • 14 fabricantes de latas de aço (32 CNPJs aderentes)
  • 26 fabricantes de tintas (68 CNPJs aderentes)
  • 26 redes de varejo (130 CNPJs aderentes)
  • 10 fabricantes de alimentos (181 CNPJs aderentes)
  • 6 termos de cooperação firmados. Entre eles, o MP da Baixada Santista, do Mato Grosso do Sul, do Paraná, do Ministério do Meio Ambiente, da Cetesb/estado de São Paulo e do Maranhão.

E como não podia deixar de ser, siderúrgicas de peso como a ArcelorMittal, a Gerdau e a CSN também embarcaram na iniciativa.

Cooperativas e Entrepostos: o coração da reciclagem no Brasil

Os números da reciclagem no Brasil são o que são por causa do árduo trabalho dessas organizações.

Só para se ter uma ideia, a sucata brasileira é um mercado de aproximadamente 7 bilhões de reais. São mais de 250 mil trabalhadores envolvidos na coleta, seleção e distribuição de resíduos recicláveis.

Entrando no ecossistema da Prolata, temos o orgulho de informar que já trabalhamos com mais de 63 cooperativas e 1.546 cooperados. Isso representa uma quantidade 19% maior do que no mesmo período do ano anterior. Melhor ainda: entramos em 3 novos estados e em mais 3 municípios.

E os entrepostos parceiros também não param de crescer. Atualmente, a Prolata conta com a presença de entrepostos em 8 estados, (167% a mais do que no ano anterior), em 28 municípios (um aumento de 65% em relação a 2020).

Os Pontos de Recebimento e a participação da sociedade

Como dissemos antes, é preciso envolver a todos. Neste sentido, os Pontos de Recebimento cumprem uma função estratégica frente à sociedade, ao conformarem um ponto onde as pessoas podem diretamente levar as embalagens que separem em suas casas.

Em 2020, eram 28 pontos, dos quais:

  • 15 pontos parceiros com as Retorna Machine (para vários tipos de materiais);
  • 13 pontos próprios, somente para o recebimento de latas de aço.

Em 2021, fomos muito mais longe, com um aumento de 518% em relação ao ano anterior. O resultado? 173 pontos!

  • 45 pontos parceiros, com 34 Retorna Machine, 10 Recipharma e 1 Deixaki;
  • 128 próprios, exclusivos para latas de aço, com 18 PEVs (pontos de entrega voluntária), 82 pontos de recebimento e 28 pontos de comunicação.

Onde você encontra nossos PEVs? Confira a lista:

  • Distrito Federal
  • Cuiabá
  • Paraná
  • Rio de Janeiro
  • Santa Catarina
  • São Paulo

São resultados como estes que reafirmam a certeza de que estamos no caminho certo, fazendo mais e mais a cada ano, e sempre no sentido de encontrar novas formas de colaborar tanto com o meio ambiente como com a economia circular da indústria do aço.