Notícias

Prolata Reciclagem é habilitada pelo Ministério do Meio Ambiente como entidade gestora para logística reversa
Clube da Embalagem – 31/01/2025
A partir da publicação da portaria GM/MMA Nº 1.295, em 22 de janeiro de 2025, o Ministério do Meio Ambiente habilitou a Prolata Reciclagem como entidade gestora de sistemas de logística reversa de embalagens em geral. A associação sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos é uma das primeiras a serem habilitadas pelo MMA e a cumprir os critérios estabelecidos pelo Decreto nº 11.413, de 13 de fevereiro de 2023. Hoje, somam-se cinco entidades gestoras habilitadas pelo Ministério.
Com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, esta portaria tem como objetivo estabelecer diretrizes para a atuação das entidades responsáveis pela logística reversa. Regulamentando e definindo os requisitos para a habilitação de entidades gestoras, essas passam a cumprir exigências legais, como a apresentação de relatórios periódicos, definição de metas de coleta e reciclagem, além de mecanismos de monitoramento.
A Prolata Reciclagem está ativa nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem e a logística reversa de latas de aço no Brasil, gerando estatísticas confiáveis a respeito, abrindo canal direto com os consumidores, fomentando centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, assim como trabalhando na valorização do preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade, capacitando redes de ensino nos mais variados temas desde educação para o consumo consciente até mudanças climáticas. Nos últimos 10 anos, o Programa Prolata realizou a destinação ambientalmente adequada de mais de 310 mil toneladas de embalagens de aço pós-consumo.
“Essa regulamentação visa dar mais clareza e eficiência aos processos da logística reversa no país, o que é fundamental para a redução dos impactos ambientais causados pelos resíduos pós-consumo e para alcançar as metas estabelecidas pela PNRS. A Prolata seguirá atuando de forma transparente com seu compromisso com a sustentabilidade e a sociedade”, comenta Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem.
Sobre a Prolata Reciclagem Criada em 2012, a Prolata Reciclagem é uma entidade gestora para logística reversa de latas de aço. A associação sem fins lucrativos é uma iniciativa da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas.
O Programa encontra-se ativo nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade sobre o tema.
Saiba mais sobre a Prolata acessando o site https://www.prolata.com.br/.
Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem e Foto: Divulgação Prolata
Leia também

“Nova Limpa” faz campanha casa-a-casa pela separação do lixo nas residências
Via: Nova News Em visita aos moradores dos bairros Capilé, Vila Operária, Portal do Parque e Universitário, integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis “Nova Limpa” e do Projeto Prolata, promoveram campanha de porta-a-porta, levando informações sobre a importância do trabalho destas entidades, chamando à responsabilidade e colaboração de todos para com a separação […]

Parceria entre Prolata e SindusCon-SP coleta quase 300 toneladas de embalagens de aço em dois anos
Iniciativa já conta com 18 construtoras e está presente em 145 canteiros de obras na Grande São Paulo