Notícias

Quais são os resíduos mais vendidos?
A palavra resíduo vem do latim (residŭum) e é usada em nossa sociedade como todo e qualquer material que deixa de ter utilidade, já que serviu a seu propósito inicial.
Ou seja, pensando dessa forma, o resíduo é considerado como qualquer coisa que vai para o lixo e não tem mais serventia.
Essa noção, por mais que esteja ‘correta’, do ponto de vista do usuário do produto original, não poderia estar mais longe da realidade quando pensamos em toda a cadeia de valor da qual esses mesmos ditos resíduos podem voltar a participar.
Aliás, para o PROLATA, é exatamente na hora do descarte que um resíduo começa, digamos, sua nova vida.
Em nosso programa, o aço é o protagonista indiscutível. Mas, obviamente, há todo um leque de materiais que podem ser reciclados e possuem valor agregado, até mesmo no lixo.
Confira quais são os resíduos mais vendidos no post de hoje!
#01 Plástico
Sabia que o Brasil é o “quarto maior produtor de lixo plástico do mundo”? Em uma escala global, só perdemos para países como os Estados Unidos, China e a Índia.
Há pouco mais de um ano, geramos a incrível quantidade de 11,3 milhões de toneladas de plástico.
Por outro lado, a proporção desse material que recebe a destinação correta e vai para a reciclagem ainda é muito baixa: somente 1,3% (145 mil toneladas) desse volume volta à indústria em forma de novos recipientes.
#02 Papel
A indústria da reciclagem está tão ligada ao papel que, em alguns países da América do Sul, como a Argentina, os catadores são chamados de cartoneros (que vem de cartón, ou papelão, em espanhol).
Já por aqui, em território nacional, o papel apresenta números bem mais interessantes que o plástico, quando pensamos no índice de reciclagem. Quase 70% do papel brasileiro volta para as prateleiras em forma de novos produtos.
#03 Aço
Por último, mas não menos importante, queremos falar da reciclagem do aço.
Ao contrário dos outros dois materiais que citamos hoje, o aço é 100% reciclável, podendo ser reutilizado infinitas vezes. Isso representa um tremendo diferencial, já que, na economia circular, ele mantém suas qualidades no valor mais alto, sempre.
Sua importância é tanta que o aço é o material mais reciclado do mundo. Aqui no Brasil, em 2019, por exemplo, reciclamos a incrível quantidade de 8 milhões de toneladas de aço.
Isso representa cerca de 30% da produção nacional de aço. Comparando com os outros materiais vistos no post de hoje, o aço é, sem dúvidas, o resíduo mais vendido e revaloriza quase que 100% do aço de obsolescência.
A reciclagem do aço traz ainda várias vantagens para o meio ambiente, como a eliminação da necessidade de mineração de novas áreas. Além disso, há uma enorme economia de energia para a transformação do minério de ferro.
Que tal fazer parte de tudo isso? Saiba como colaborar com a preservação do meio ambiente ao apoiar uma iniciativa que segue os preceitos da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos)!
Quer saber como? Acesse nossa página e confira!
Leia também

“Nova Limpa” faz campanha casa-a-casa pela separação do lixo nas residências
Via: Nova News Em visita aos moradores dos bairros Capilé, Vila Operária, Portal do Parque e Universitário, integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis “Nova Limpa” e do Projeto Prolata, promoveram campanha de porta-a-porta, levando informações sobre a importância do trabalho destas entidades, chamando à responsabilidade e colaboração de todos para com a separação […]

Parceria entre Prolata e SindusCon-SP coleta quase 300 toneladas de embalagens de aço em dois anos
Iniciativa já conta com 18 construtoras e está presente em 145 canteiros de obras na Grande São Paulo