31/08/2021

Qual impacto da reciclagem de Aço na Economia

Uma frase serve perfeitamente para ilustrar o potencial do aço em processos de reciclagem, inclusive na economia: “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Foi dita por Lavoisier, há alguns séculos atrás, e se refere ao fato de que qualquer substância passa por estados diferentes de composição até se combinar sob a forma de novos elementos.

Ou seja, transformação seria a palavra de ordem. E quando falamos da indústria do aço e da reciclagem de materiais, esse termo cai como uma luva: o aço é ideal para ser incluído na categoria de economia circular.

A economia circular defende que, em um mundo ideal, o descarte seria eliminado. Assim, poderíamos usar indefinidamente um mesmo material, mesmo que sob formas diferentes, no que seria um loop de aproveitamento.

Neste sentido, imagine o ciclo de vida de uma lata de aço.

Ela é fabricada, vai para alguma linha de envasamento, é levada para o mercado, comprada, seus produtos são consumidos, o recipiente seria destinado à reciclagem e sua matéria-prima voltaria a ser aproveitada para fabricar mais latas, ou qualquer outra coisa que use aço.

Mas, como isso se dá em relação à economia? Siga conosco e vamos contar para você!

Aço reciclado e a indústria do reaproveitamento

A melhor coisa do aço, que se trata de uma liga de ferro com carbono, é que ele é 100% reaproveitável. Suas propriedades não se veem afetadas quando ele é usado novamente. Ele pode ser reparado ou fundido e continuar sendo útil de várias formas.

E as indústrias siderúrgicas sabem disso, tanto é que números indicam que cerca de 30% do aço que produzimos em nosso país é proveniente da reciclagem deste material. Já quando olhamos para a indústria global, 40% dos recursos ferrosos usados no mundo inteiro são compostos por aço reciclado.

O aço até tem um dia só para ele. Todo 9 de abril, comemora-se o dia nacional do aço. A data, mais do que celebrar o material, também conscientiza sobre a importância da reciclagem e como essa prática pode ser benéfica para a economia.

Números da produção e reciclagem do aço

Lembra do conceito de economia circular? Bom, antes, comentamos em linhas gerais, sobre a vida da lata (ou de qualquer coisa feita de aço), mas a verdade é que há muito mais detalhes e processos em cada etapa desses ciclos.

Como ainda não podemos viver só do aço já produzido, ainda precisamos extrair minerais para a produção do aço.

De ponta a ponta, o ciclo de produção pode ser descrito com as seguintes etapas: extração de matérias-primas > produção > manufatura > uso > descarte > reaproveitamento.

Mas como dissemos antes, nosso loop pode começar a partir da produção, ao destinar resíduos contendo aço para a indústria da reciclagem.

Pode parecer algo simples, mas quando observamos os impactos na economia, os números são reveladores. Para cada tonelada de aço reciclado, o dobro dessa quantidade deixa de ser consumida em recursos. Ou seja:

  • 1,5 tonelada de minério de ferro deixa de ser extraído da natureza;
  • 0,65 tonelada de carvão deixa de ser queimada;
  • 0,3 tonelada de calcário deixa de ser processada (o ferro do aço sai desse composto).

E se levarmos a análise para cada item da lista, imagine quanto é economizado na produção do minério de ferro (extração, purificação, transformação, distribuição etc.) e destruição de pedreiras de calcário.

Segundo um estudo do Instituto Aço Brasil, a economia circular e o reaproveitamento do aço têm impacto direto em etapas industriais de produção e redução do peso dos produtos, chegando a economizar 55% do consumo elétrico das usinas.

Isso sem falar na redução do uso de água, da redução da poluição ambiental e dos impactos da mineração do ferro.

Seu papel na reciclagem do aço

A indústria está fazendo sua parte e buscando formas de respeitar o meio ambiente. Mas saiba que você também pode fazer parte desse ciclo e intervir positivamente para a economia do aço.

Por exemplo, no Brasil, 30% de todos os resíduos que geramos são embalagens, e destes, 3% são compostos por latas de aço.

Você pode colaborar para a economia da reciclagem do aço separando o lixo orgânico do inorgânico e deixando as latas ou qualquer outros resíduos metálicos em postos de reciclagem.

Pode parecer pouco, mas se o Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos, podemos ter quase 3 milhões de toneladas de aço total disponível para reciclar. Isso representa algo como 18.000.000.000.000 (18 trilhões de Litros de água) que deixam de ser usados na produção de aço novo.

Percebe como a reciclagem é fundamental e que ela começa também na sua casa? Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo de hoje e, se quiser fazer sua parte, comece lendo o post Como ser mais sustentável no dia a dia![1] 


linkar para o post